Para quem os enxerga, essas linhas, manchas ou pontinhos pretos são notados com maior facilidade quando a vista está muito cansada ou ao olhar objetos ou imagens com fundo mais claro, como uma parede branca ou o céu em um dia ensolarado. Outra característica, é que essas projeções aparentam estar em movimento.

Você enxerga pontinhos pretos voando no ar? Essa condição pode ser sintoma de doenças oculares graves que precisam de intervenção urgente. Continue lendo este post e saiba mais!

Mas afinal, o que são esses pontinhos pretos voando no ar?

Conhecidos comumente, como moscas volantes, esses pontinhos pretos aparentam estar na frente de um ou dos dois olhos. Porém, eles se encontram flutuando no interior do vítreo, o gel gelatinoso que preenche o globo ocular.

São formados a partir da aglomeração de proteínas ou de pequenas partículas de vítreo condensado que se separaram em alguns locais da retina. Quando se encontram na linha da visão, bloqueiam a luz, projetando sombras na imagem.

Pontinhos pretos voando no ar

Causas das Moscas Volantes

As moscas volantes podem aparecer por causa do processo natural de envelhecimento do vítreo. Com o passar dos anos, o vítreo sofre um processo condensação de suas fibras, separando-se da retina.

A oftalmologista Roberta Abdulmassih, do Centro Completo de Oftalmologia – HCO, afirma que:

 “É preciso alertar as pessoas que ao perceberem a presença continua desses pontos por um longo período é importante que elas procurem um oftalmologista”.

Outro motivo para o surgimento dos pontinhos pretos ocorre quando há algum problema sério na visão. A Dra. Roberta alerta que dentre outras causas para as moscas volantes estão: hemorragia vítrea, descolamento do gel vítreo, inflamações oculares, entre outros.

Com o aparecimento das moscas volantes é importante que as pessoas façam com urgência uma avaliação oftalmológica. Isso porque pode haver uma lesão ocular que necessita de tratamento imediato com laser para se evitar o descolamento de retina”. ressalta a médica.

De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano, cerca de 20 mil pessoas sofrem com o descolamento de retina, um problema grave da visão que pode causar cegueira súbita e irreversível.

Diagnóstico e Tratamento das Moscas Volantes

Quando surgem por motivos naturais, não há necessidade de intervenções.  O paciente então, aprende a conviver com os pontinhos pretos .

Para saber se o surgimento das moscas volantes é grave, é necessário realizar o exame do fundo do olho. Desta forma, é possível avaliar se há complicações que devem ser tratadas com cirurgias.

O HCO conta com estrutura completa para diagnosticar e tratar qualquer distúrbio ocular da retina. Em caso de surgimento de sintomas oculares, faça-nos uma visita!