presbiopia é a condição mais comum na meia-idade. Alguns vão sentir o problema antes mesmo dos 40 anos. Mas a maioria das pessoas enfrentará dificuldades para enxergar de perto antes de completar o quinquagésimo aniversário. A pessoa passa a aproximar e afastar dos olhos o que deseja ler até encontrar uma posição mais cômoda para enxergar com nitidez.

A principal queixa dos pacientes na faixa dos 40 anos é a necessidade de carregar sempre três óculos: o de sol – que não deve dispensar nem nos dias nublados -, um para enxergar de longe e outro de perto. “Fiz a cirurgia de vista cansada, porque não aguentava mais usar óculos”, conta o secretário municipal da FUTEL, Antônio Carrijo. A cirurgia a laser é um dos recursos mais indicados para quem que por fim ao interminável troca-troca de óculos. Depois da cirurgia, o paciente pode ver as horas e identificar chamadas no celular sem precisar ficar alternando os óculos. Em 98% dos casos não há necessidade de nenhum tipo de óculos sequer, somente o de sol. “Estou feliz com o resultado da cirurgia que demorou alguns minutos e ainda não senti dor”, relata o secretário.

Leitura à distância: teste sua visão

Tente ler um texto colocado a, no máximo, 40 centímetros de distância dos olhos. Tente ler um texto colocado a, no máximo, 70 centímetros de distância dos olhos. Se a imagem aparecer desfocada, ainda que ligeiramente, pode ser sinal de vista cansada. É bom consultar o médico para um diagnóstico preciso. Assim, fica mais difícil enxergar de perto e ler letras menores em livros, celulares e jornais. As pessoas compensam a dificuldade segurando objetos mais longe.

Cirurgia à laser

A cirurgia à laser é indicada para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, conhecidos como erros refrativos. Grandes avanços tecnológicos permitem corrigir os defeitos da visão por procedimentos a laser rápidos, seguros e precisos. O HCO utiliza as técnicas mais modernas de correção da visão a laser para garantir a sua segurança e tranquilidade na hora de tratar da saúde dos seus olhos.

A correção visual a laser é uma cirurgia indolor, em que os raios são direcionados nas camadas centrais da córnea, com duração entre 5 a 10 minutos. Havendo indicação, ambos os olhos podem ser operados no mesmo dia. A recuperação é rápida e o paciente pode voltar às suas atividades no dia seguinte, com poucas restrições.