Miopia: o que é, causas e tratamento

A Miopia é uma condição que afeta muitas pessoas hoje em dia e provavelmente uma boa parcela da população pode sofrer com ela. Isso porque este é um problema que geralmente ocorre como consequência ao processo de envelhecimento ou de maus hábitos relacionados à visão.

Contudo, com os avanços da medicina, já é possível tratar e até mesmo prevenir a miopia.

Veja nesse post tudo o que você precisa saber sobre esse distúrbio, desde suas causas, sintomas até as formas de tratamento existentes hoje em dia.

O que é Miopia?

A Miopia é um distúrbio na visão que dificulta a visualização de objetos à distância. Ou seja, uma pessoa com esse problema consegue enxergar o que está próximo de si, mas sua visão do que está a uma determinada distância é comprometida.

Por conta disso o paciente passa por algumas dificuldades no seu dia a dia, como identificar placas, letreiros, reconhecer rostos ou enxergar qualquer objeto que esteja mais longe.

Quais as causas da Miopia?

Várias situações no dia a dia podem desencadear a Miopia. Mas, ela também pode ocorrer por fatores hereditários. Pessoas com esse distúrbio costumam ter ao menos um parente próximo com o problema.

Nos últimos anos houve um aumento nos casos de Miopia. Enquanto na década de 50 a porcentagem de míopes era entre 10 e 15%, hoje em dia, ela chega a 30%. E até 2050 a expectativa é que 50% da população apresente essa condição.

O aumento desse percentual se deve, principalmente, a alguns maus hábitos que se tornaram comuns na Era Digital, como:

1. Exposição excessiva a telas

Ver muita televisão, jogar muito videogame ou utilizar muito o Smartphone são possíveis causas da Miopia.

2. Leitura prolongada em ambiente inapropriado

Ler demais em ambientes escuros ou com baixa iluminação também pode desencadear esse distúrbio.

Sintomas da Miopia

A Miopia tem como principal sintoma a dificuldade de ler ou identificar objetos que estão longe da sua visão. Essa dificuldade se torna ainda maior no final da tarde e à noite, quando os ambientes geralmente apresentam pouca iluminação natural.

Além disso, pacientes com Miopia podem ter outros distúrbios ou necessidades em paralelo, como estrabismo, por exemplo.

Ao sentir qualquer dificuldade em visualizar objetos e outros itens de longe, é importante marcar uma consulta com um oftalmologista. Somente ele poderá avaliar o quadro e dizer de que se trata o problema a partir de exames específicos.

Tratamentos para a Miopia

Atualmente existem quatro formas de tratar o distúrbio. São elas:

1. Uso de Óculos de grau

É a forma de tratamento mais tradicional e acessível, sendo amplamente buscada pela maioria dos pacientes.

2. Lentes de contato

A lente de contato tem a mesma premissa de correção dos óculos. Elas tendem a ser mais práticas para quem possui um grau mais elevado de miopia. Contudo exigem cuidados maiores.

3. Cirurgia refrativa a laser

Na cirurgia refrativa a laser, um laser é utilizado para corrigir e remodelar a córnea. Com isso, o problema é resolvido em definitivo, ao contrário dos óculos e das lentes.

  • Allegretto Wave Laser: É considerado um dos mais revolucionários procedimentos para remodelar a superfície da córnea. Os pacientes que realizam essa cirurgia têm cerca de 95% de chances de alcançarem a visão ideal. O procedimento é preciso, rápido e sem dor.

Conclusão

A Miopia é um problema sério e que, se não tratada, pode desencadear outros transtornos ainda maiores. Por isso, ao sentir algum dos sintomas ou se existem casos de Miopia na família, procure um oftalmologista.

Gostou do post? Tem mais dúvidas sobre o assunto? Venha conhecer a nossa clínica e o melhor tratamento lhe será indicado. Agende sua avaliação!

2019-02-12T08:49:33-03:00fevereiro 2019|Categoria: Cirurgia Refrativa|Tags: , , |

Fique por dentro!

Cadastre-se em nosso Blog e receba dicas e informações sobre prevenção e tratamento de doenças relacionadas à visão.
CADASTRAR
Não praticamos spam e você poderá se descadastrar a qualquer momento.
close-link

Baixe nosso e-book sobre
CIRURGIA DE CATARATA e fique por dentro!

Enviaremos uma cópia do e-Book para seu e-mail.
RECEBER E-BOOK
close-link