Retinose Pigmentar

Retinose Pigmentar2018-10-30T15:11:14+00:00
Visão COM retinoseVisão normal

A Retinose Pigmentar constitui um grupo de doenças da retina com caráter de degeneração gradativa das células da retina sensíveis à luz e é causada por inúmeras mutações genéticas, hereditárias e ainda relacionada a fatores ambientais. Pessoas afetadas podem ter dificuldade de enxergar em locais com pouca luminosidade ou claridade excessiva, perdem progressivamente a visão periférica ou a visão noturna, esbarraram facilmente em pessoas e objetos fora de seu campo visual.

Tratamento

Até o momento não há nenhum tratamento curativo para a Retinose. O que se tenta é retardar o curso da doença, que é progressivo e tende a piorar.

Não existem tratamentos clínicos para evitar, reduzir ou eliminar permanentemente a catarata; uma vez formada, somente poderá ser removida por meio de procedimento cirúrgico. O momento ideal para fazer a cirurgia de catarata é quando o paciente sente que não consegue mais ver o bastante para conduzir suas atividades normais.

Dúvida Frequentes

Por que as doenças da retina são, geralmente, mais graves e difíceis de tratar?2018-09-18T16:46:44+00:00

Porque a retina é a região do olho que capta a imagem para ser levada ao cérebro, portanto, é o tecido do olho “que enxerga”. É um tecido neuronal, ou seja, semelhante ao cérebro e uma vez lesado, geralmente, não se recupera.