Oftalmopediatria e Estrabismo

Oftalmopediatria e Estrabismo2018-10-30T11:31:17+00:00
Oftalmopediatria e Estrabismo - Foto de mãe com criança

Oftalmopediatria

As crianças também podem apresentar problemas sérios nos olhos e é importante que os pais estejam atentos para que possam ser tratados devidamente.

Catarata Pediátrica

A catarata pediátrica representa a principal causa de cegueira tratável na criança; geralmente, se apresenta do nascimento até os 10 anos de idade. É comum e passível de tratamento, dependendo da precocidade do diagnóstico, normalmente, através de intervenção cirúrgica.

Glaucoma

No glaucoma congênito, os sintomas clássicos envolvem fotofobia (dificuldade de olhar para luz), causando irritação e piscar exagerado, lacrimejamento e blefaroespasmo (fechamento forçado das pálpebras); o tratamento quase sempre é cirúrgico.

Retinopatia da Prematuridade

A retinopatia da prematuridade é uma alteração no desenvolvimento da retina, que está ligada à idade de gestação e peso ao nascimento do prematuro. Isto é, quanto mais prematuro e menor o peso do bebê, maior a probabilidade de aparecerem alterações da prematuridade na retina. Crianças que necessitaram de oxigênio suplementar ao nascimento são os pacientes que têm maior probabilidade de desenvolver a doença. O tratamento, nesse caso, pode ser através de laser ou cirurgia, dependendo do estágio que se encontra a doença; por este motivo todo prematuro deve realizar mapeamento de retina antes da alta hospitalar.

Obstrução do Canal Lacrimal

Os bebês podem nascer com obstrução nos canais de drenagem das lágrimas, o que gera um quadro de lacrimejamento constante. A infecção é comum nestes casos e pode ser confundida com conjuntivite. O tratamento da obstrução é a massagem, feita corretamente, no canto medial dos olhos e antibióticos para as infecções.

Ambliopia

A ambliopia é a baixa de visão em um olho sem alteração orgânica que a justifique. É originada por fator que impede o desenvolvimento normal da visão do olho deficiente, por exemplo, se a criança apresentar certo grau em um olho que faça com que esse enxergue pior que o outro; isso já é fator para o desenvolvimento da ambliopia, pois o cérebro irá receber imagens nítidas só do olho bom, enquanto recebe imagens ruins do outro, fazendo com que o cérebro não o desenvolva tão bem quanto o olho bom, podendo levar a uma condição permanente de baixa visual neste olho. Se não tratado a tempo (antes dos oito anos) é necessário o tratamento precoce com tampão ocular.

Estrabismo

Estrabismo é o desvio de um ou ambos os olhos. É conhecido como “vesguice” ou “olho torto”. Há diversos tipos e causas de estrabismo e formas diferentes de tratamento para cada caso, variando desde a prescrição de óculos a cirurgia. Vale lembrar que o estrabismo pode ser acompanhado de ambliopia, ou pode ser apenas um dos sintomas de doenças mais graves como tumores ou doenças do sistema nervoso central.

Dúvidas Frequentes

Todo estrabismo tem que ser operado?2018-09-18T16:53:01+00:00

Não, há diversos tipos de estrabismo, alguns são tratados com óculos, outros com cirurgia e outros com uma combinação dos dois tratamentos.

Todo olho vermelho é conjuntivite?2018-09-18T16:52:44+00:00

Não, existem inúmeras doenças oculares que ocasionam olho vermelho e cada uma tem um tratamento específico. O uso do colírio errado pode trazer complicações em algumas dessas doenças.

Todo problema de vista se manifesta com dor de cabeça?2018-09-18T16:52:27+00:00

Não, alguns tipos de erros de refração (grau) não desencadeiam a dor de cabeça.

O estrabismo só deve ser tratado depois que a criança entrar na escola ou após os sete anos?2018-09-18T16:52:07+00:00

Não, o estrabismo deve ser tratado o quanto antes para evitar o desenvolvimento da ambliopia ou olho preguiçoso. Preferencialmente antes dos oito anos de idade.

O que é e para que serve o teste do olhinho?2018-09-18T16:51:45+00:00

É um exame rápido, realizado apenas com uma lanterna, sem a necessidade de colírios. Com ele, pode ser diagnosticada precocemente a catarata congênita, retinoblastoma, glaucoma congênito, entre outras doenças.

Qual a idade que a criança deve fazer o primeiro exame de vista?2018-09-18T16:51:18+00:00

O primeiro exame é denominado teste do olhinho que deve ser realizado nos primeiros dias de vida pelo pediatra no berçário ou por um oftalmologista.