O HCO – Centro Completo de Oftalmologia alia o cuidado, a experiência e a tecnologia no atendimento de seus pacientes. É um hospital de olhos com instalações clínicas e cirúrgicas modernas, equipamentos da mais avançada tecnologia e equipe médica altamente qualificada.

Conheça alguns dos equipamentos do Departamento de Retina e Vítreo do HCO que fazem a diferença em um bom diagnóstico e tratamento das doenças da retina.

Spectralis OCT

O Spectralis OCT, da marca Heidelberg, é um tomógrafo de coerência óptica que permite a realização de cortes transversais da retina, gerando imagens tomográficas de alta resolução da retina, do nervo óptico e da camada de fibras nervosas, que podem ser avaliadas qualitativa e quantitativamente.

Segundo a médica especialista, Dra. Roberta Abdulmassih do HCO, o OCT é especialmente indicado para o diagnóstico  das doenças retinianas. “Nas doenças da mácula, como a degeneração macular relacionada à idade é possível verificar a atividade da doença e outras como a central serosa, as distrofias retinianas, além do glaucoma, onde este exame é fundamental, pois permite o diagnóstico precoce e avalia a progressão do dano ao nervo óptico”, explica Dra. Roberta.

IQ577 MicroPulse Laser System

Esse equipamento, fabricado pela Iridex, é um laser de diodo amarelo que trata inúmeras doenças da retina, como a retinopatia diabética, as alterações decorrentes das oclusões vasculares e as roturas da retina.

Por possuir uma tecnologia micro pulso, o feixe de laser do IQ577 atravessa com maior facilidade meios ópticos com opacidades, como por exemplo a catarata. Esse tipo de tecnologia laser está um passo à frente das demais, permitindo tratar a retina com potências bem baixas, que atingem somente o epitélio pigmentar, poupando a retina neurossensorial. Isso evita um grande problema dos tratamentos a laser que é a cicatriz atrófica, que fica após o tratamento. Por este motivo, pode ser usado para tratar lesões da mácula, em especial na retinopatia diabética.

É um equipamento indicado também no tratamento do glaucoma, através da trabeculoplastia, ou seja, laser realizado na câmara anterior do olho, visando facilitar o escoamento do humor aquoso, o líquido do olho. Isso melhora o controle da pressão intraocular, muitas vezes, reduzindo o uso de colírios usados para esta finalidade.

Ultrassom B-Scan Plus | Accutome

A ultrassonografia ocular é indicada na avaliação das estruturas do fundo de olho, quando há opacidades acometendo os meios normalmente transparentes que são o cristalino (lente natural do olho) e o gel vítreo. Dentre estas opacidades, estão as cataratas muito avançadas, as hemorragias vítreas e demais opacidades do gel vítreo que impossibilitam a visualização direta da coriorretina. Este aparelho reúne recursos que permitem realizar ultrassonografias de alta resolução e precisão e digitaliza os dados em foto ou vídeo.

O HCO está sempre investindo em equipamentos de ponta, visando atender e tratar seus pacientes da melhor maneira possível.