Degeneração Macular Relacionada à Idade

A Degeneração Macular Relacionada á idade atinge principalmente pessoas com idade acima dos 50 anos. Poder enxergar, ver as cores, detalhes, reconhecer o mundo a nossa volta é uma das possibilidades importantes da vida do ser humano. Por isso, cuidar e preservar a visão é fundamental. Mas uma doença ainda pouco conhecida pelo público em geral e muito séria que atinge principalmente pessoas com idade acima de 50 anos, tem sido uma grande vilã: a degeneração macular relacionada à idade.

Segundo a oftalmologista do HCO, Roberta Abdulmassih Gonçalves, essa doença é a segunda maior causa de cegueira no mundo, em pessoas com mais de 50 anos de idade, perdendo somente para a catarata. “Nessa doença o processo oxidativo do envelhecimento, que ocorre ao longo dos anos, destrói especificamente a região da mácula, o centro da visão que é a região mais nobre do olho. Então além de ser na retina é também na parte central, responsável pela visão de detalhes, visão de cores”, explica a médica.

Sintomas

Quem sofre com a Degeneração Macular Relacionada à Idade tem diminuição da visão de frente, começam a enxergar linhas retas como onduladas, visualização de pontos, incapacidade de enxergar com pouca luz. Em alguns casos é comum que haja ressecamento dos olhos ou dos vasos sanguíneos. Nas fases mais avançadas, o paciente percebe uma mancha no centro do campo visual, como uma lacuna na visão em forma de uma mancha branca ou cinza ou pode até perder a visão de forma parcial ou completa. Mas lembre-se: Apenas o médico pode realizar um diagnóstico correto, caso apareça algum sintoma procure seu oftalmologista.

 

Tratamento

Esta doença é muito pesquisada pelos oftalmologistas e seu tratamento evoluiu muito nos últimos anos, mas continua sendo complexo e com resultados limitados. Prevenir é muito importante, mantendo bons hábitos como não fumar, ter uma alimentação saudável, pobre em gorduras ruins e rica em vegetais como folhas verdes escuras, em pigmentos amarelos como o milho verde e em ômega 3, como peixes de água salgada, além de praticar atividade física e proteger os olhos contra os raios ultravioletas.

 

 

2019-01-25T11:05:01+00:00agosto 2018|Categoria: Retinopatia, Sem Categoria|Tags: |

Fique por dentro!

Cadastre-se em nosso Blog e receba dicas e informações sobre prevenção e tratamento de doenças relacionadas à visão.
CADASTRAR
Não praticamos spam e você poderá se descadastrar a qualquer momento.
close-link