AGENDAMENTO ONLINE

Cuidados preventivos com a visão podem evitar aceleração do ceratocone

  • Cuidados preventivos com a visao podem evitar a aceleração do ceratocone

O ceratocone é uma distúrbio ocular degenerativo que causa uma deformidade na córnea, afinando-a e deixando-a em um formato de cone. Conforme essa deformação vai se estabelecendo, o paciente começa a perceber baixas significativas em sua visão. Cuidados preventivos com a visão são essenciais para evitar a aceleração do ceratocone.

A doença se manifesta principalmente em crianças e adolescentes e o hábito de coçar os olhos pode desencadeá-la. Se o seu filho coça os olhos constantemente, continue lendo e entenda os riscos!

Causas do ceratocone

Embora fatores genéticos estão relacionados, na maioria das vezes, o ceratocone é de causa desconhecida. De acordo com o Dr. Fauze Abdulmassih Gonçalves, do HCO – Centro Completo de Oftalmologia, a alergia ocular está muito relacionada, pois coçar e esfregar os olhos pode acelerar a progressão da doença. O uso de colírios antialérgicos é prescrito na maioria dos casos”

No geral, o ceratocone se manifesta por volta dos 10 anos de idade da criança e vai evoluindo até aproximadamente os 30 anos.

Cuidados preventivos com a visao podem evitar a aceleração do ceratocone

Sintomas do ceratocone

A principal característica do ceratocone é a córnea em formato de cone, porém essa alteração só é perceptível em estágios mais agravados da doença. Os olhos coçam com frequência, provocando bastante incômodo.

A visão distorcida, borrada ou imagens duplicadas são alguns dos sintomas que podem ser facilmente percebidos. Além do grau do óculos não conseguir atingir às expectativas, mesmo quando receitados recentemente.

Esta doença induz miopia e astigmatismo irregular – aberrações de alta ordem, que leva, muitas vezes, à baixa acentuada da visão.

Diagnóstico

O ceratocone é uma doença lenta e gradual, isso significa que, quanto mais rapidamente o diagnosticado o distúrbio na criança ou adolescente, mais chances de sucesso terão os procedimentos de intervenção adequados.

O diagnóstico é realizado através de exames complementares. Segundo o oftalmologista, José Marcos Gonçalves, do HCO, a tomografia corneana (Pentacan) é um método muito mais moderno que os convencionais, permitindo uma avaliação mais precisa.

Tratamento do Ceratocone

O tratamento inicial é o uso de óculos, porém a melhor visão é atingida com uso de lentes de contato rígidas, que devolverão a qualidade da visão ao paciente.

Quando tratado na fase inicial, é possível realizar o tratamento com Crosslinking, o equipamento mais moderno para ceratocone.

Essa técnica visa endurecer a córnea evitando assim a evolução da doença. Em casos já avançados a resolução só se dá através do transplante de córnea. Por isso, a melhor saída é detectar logo no início o problema, pois o transplante é um procedimento mais invasivo e com mais riscos de complicações. – Dr. Fauze.

Entre algumas técnicas terapêuticas, o que tem se mostrado muito eficaz para melhorar a acuidade visual é o MEL 90 Excimer Laser, associado ao Crosslinking. Nos grandes centros da Europa em que esta técnica tem sido usada, a fila para transplante de córnea diminuiu em até 80% para os casos de Ceratocone. Essa mesma técnica é utilizada pelo HCO.

Como evitar a aceleração do ceratocone?

  1. A primeira medida preventiva está associada á visitas regulares ao oftalmologista, além dos exames que podem evitar a aceleração do ceratocone, é possível prevenir e tratar outros possíveis distúrbios;
  2. Evitar coçar ou esfregar os olhos frequentemente, dessa forma o risco de trauma à córnea é bem menor
  3. Em casos de pessoas com muita alergia, é importante utilizar colírios antialérgicos, receitados pelo oftalmologista.

Lavar os olhos com água corrente também pode ajudar a aliviar a coceira, mas o ideal é sempre optar pela consulta oftalmológica.

Quer entender mais sobre como evitar a aceleração do ceratocone? Confira a entrevista que o Dr. Fauze concedeu à apresentadora Mônica Cunha, no programa Manhã Total!

 

Fique por dentro!

Cadastre-se em nosso Blog e receba dicas e informações sobre prevenção e tratamento de doenças relacionadas à visão.
CADASTRAR
Não praticamos spam e você poderá se descadastrar a qualquer momento.
close-link