O glaucoma é um problema que se caracteriza pela alteração do nervo óptico. E um dos fatores que pode causar essa alteração é o aumento da pressão do olho. Por isso, nesse post, mostraremos algumas dicas sobre como diminuir a pressão ocular do glaucoma.

Afinal de contas, se nenhum cuidado for realizado nesse sentido, as complicações provenientes do glaucoma, podem causar danos graves e até mesmo irreversíveis na visão.

Confira!

Como diminuir a pressão ocular do glaucoma mantendo uma alimentação saudável

Muitos alimentos aumentam a circulação sanguínea bem como a pressão geral do corpo. E isso pode afetar diretamente o quadro de glaucoma.

Logo, uma das dicas sobre como diminuir a pressão ocular do glaucoma é manter uma alimentação saudável, livre de produtos industrializados e processados. Isso porque, eles possuem altas taxas de sódio e conservantes.

E isso pode gerar uma série de consequências negativas no funcionamento do corpo de modo geral.

Aumente o consumo de ômega-3

O ômega-3 é um componente que proporciona uma série de benefícios para o corpo. Entre eles, estão o fato de melhorar o funcionamento da retina e evitar o aumento da pressão dos olhos.

Essa substância pode ser encontrada em peixes como salmão, atum, mariscos e sardinhas. Ele também pode ser obtido por meio de suplementação.

Contudo, é fundamental consultar um médico antes de começar a tomar qualquer tipo de suplemento.

Consuma mais alimentos contendo luteína e zeaxantina

Os alimentos ricos em luteína e zeaxantina também contribuem para diminuir a pressão ocular do glaucoma. Essas substâncias são carotenoides que possuem efeito antioxidantes.

Logo, elas podem combater os radicais livres que são agentes maléficos que afetam o corpo de diversas maneiras. Eles destroem as células saudáveis, enfraquecem o sistema imunológico, e podem desencadear infecções e danos aos nervos ópticos.

Essas substâncias também podem diminuir os danos oxidativos que são responsáveis pelo aumento da pressão ocular. Elas são encontradas, principalmente, em vegetais verdes como brócolis, espinafre e couve.

Como diminuir a pressão ocular do glaucoma: Pratique exercícios de relaxamento

Ficar muito tempo com os olhos abertos pode aumentar a tensão ocular. E geralmente isso ocorre quando as pessoas passam horas no celular, computador, televisão ou videogame.

Para diminuir a pressão ocular do glaucoma nesse caso, a dica é praticar exercícios de relaxamento tais como:

  • Piscar em intervalos de 2 ou três segundos por cerca de dois minutos;
  • Tape um dos olhos e pisque o outro repetidas vezes por 30 segundos;
  • Desenhe um número oito imaginário na sua frente, mas usando o movimento dos olhos. A cabeça deve ficar imóvel e o movimento deve ser repetido por cerca de dois minutos.

Visite regularmente o seu oftalmologista

Saber como diminuir a pressão ocular do glaucoma, através de hábitos saudáveis, é importante para qualquer pessoa que sofre com esse distúrbio. Porém, nada pode substituir o acompanhamento médico especializado.

Apenas um oftalmologista poderá dar todas as orientações necessárias e indicar colírios e outros medicamentos que irão estabilizar a pressão ocular e evitar crises de glaucoma. O HCO conta com o Dr. Fauze Abdulmassih Gonçalves e o Dr. Neirton Angelo Silva, ambos especialistas em glaucoma e com vasta experiência para atende-lo!