Cirurgia de catarata reduz 40% o risco de mortalidade

  • Cirurgia de catarata | HCO Centro Completo de Oftalmologia

Um estudo publicado pela Academia Americana de Oftalmologia, revela que pessoas com perda de visão relacionada à catarata e que se submetem à cirurgia vivem mais do que aquelas que não passam pelo procedimento. Isso porque com a recuperação da visão a pessoa recupera também a sua independência, a autoestima e passa ter um melhor condicionamento físico e emocional.

O oftalmologista do HCO, Dr. José Marcos Santos Gonçalves explica que por ser um sentido extremamente importante para a realização de tarefas diárias e simples do dia a dia, ele interfere na qualidade de vida do paciente, no emocional e até no físico. “Existem casos de pessoas que por problemas na visão sentem dificuldade de realizar atividades físicas por exemplo. Não é à toa também que o ditado ‘comer com os olhos’, não deixa de ser uma verdade. A pessoa que não está enxergando bem passa a ter uma série de dificuldades e até falta de estímulo para outras tarefas. Enxergar deixa a pessoa mais ativa, melhora a qualidade de vida e consequentemente o tempo de vida”, afirma o médico.

Os principais sintomas da Catarata

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, a catarata é a principal causa de cegueira reversível, correspondendo a quase 50% dos casos. Em seguida, aparecem glaucoma (15%) e retinopatia diabética (7%). “A catarata é caracterizada pela perda progressiva da visão, quando ocorre o embaçamento do cristalino do olho. Se não tratada a doença progride até a pessoa não enxergar quase nada.  É preciso estar atendo aos sinais”, afirma o Dr. José Marcos.

O oftalmologista alerta para alguns sintomas da doença. “Visão embaçada e turva, dificuldade para realizar tarefas à noite, sensibilidade ocular à luz, desmotivação para realizar atividades simples do dia a dia, amarelamento das cores, são alguns dos possíveis sintomas”.

A Cirurgia de Catarata

A única maneira de reduzir os danos da catarata é por meio de cirurgia. Os oftalmologistas do HCO se especializaram na mais moderna, segura e eficiente técnica com pequena incisão, sem pontos e anestesia tópica. A cirurgia leva cerca de 15 minutos e a permanência no centro cirúrgico é de aproximadamente duas horas, incluindo o preparo pré-operatório, a cirurgia e recuperação pós-cirúrgica.

2018-10-04T14:39:24+00:00setembro 2018|Categoria: Catarata|Tags: , |

Fique por dentro!

Cadastre-se em nosso Blog e receba dicas e informações sobre prevenção e tratamento de doenças relacionadas à visão.
CADASTRAR
Não praticamos spam e você poderá se descadastrar a qualquer momento.
close-link