No HCO – Centro Completo de Oftalmologia, você tem o Allegretto Wave Laser, uma das tecnologias mais avançadas do mundo para cirurgia a laser para erros refrativos: miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

A nova técnica permite uma aplicação de laser que remove cada grau em dois segundos. Não leva mais que 30 segundos para o tratamento de graus muito altos, sendo o tempo de permanência dos pacientes na sala de aplicação do laser inferior a oito minutos.

No Brasil, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de seis milhões de pessoas sofrem com problemas relacionados à visão. Basicamente, a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia (ou vista cansada) são as doenças mais comuns e de maior incidência.

A miopia é a dificuldade de enxergar os objetos que estão longe de forma clara. Isso é devido um tamanho maior do olho. Assim, a imagem se forma antes da retina, e não sobre ela, como é para um olho normal, o que provoca uma baixa qualidade da visão. Normalmente, a miopia é hereditária. Por outro lado, a hipermetropia é a incapacidade de enxergar objetos que estão próximos.
Ocorre um erro na refração, que faz os raios luminosos formarem as imagens atrás da retina.

O astigmatismo é um problema na formação da córnea, que ao invés de ser esférica é ovalada. Essa irregularidade faz com que os raios luminosos não se fixem em um ponto apenas da retina. Dessa maneira, as imagens chegam ao cérebro deformadas, distorcidas ou desfocadas. Já a presbiopia, ou vista cansada, é um problema de enxergar os objetos de perto. Aqui, a causa da dificuldade é devido à perda de elasticidade do cristalino, que funciona como o filtro do olho.

A evolução nos tratamentos

Todos esses problemas eram corrigidos por meio do uso de óculos, lentes ou intervenções cirúrgicas delicadas no olho. Mas, uma tecnologia desenvolvida na Alemanha e Suíça revolucionou as formas de tratamento dessas doenças. O Allegretto Wave Laser é a técnica de remodelar a superfície da córnea por meio do uso de um laser. A correção dos graus é feita em segundos e o tempo de permanência máximo na sala de aplicação do laser é de oito minutos. “O Allegretto também permite a realização das chamadas cirurgias personalizadas, onde a correção do grau é feita baseando-se nas características individuais de cada olho”, explica o médico oftalmologista Gladston Paiva.

Os benefícios

Segundo o médico, os benefícios do tratamento podem ser definitivos, dependendo do comportamento do organismo. “Os estudos mostram que a grande maioria dos pacientes tratados permaneceram com a visão corrigida após 10 anos de cirurgia. No entanto, devemos sempre ter em mente que o corpo humano não é estático e as alterações vindas com o envelhecimento podem influenciar no resultado a longo prazo, como o surgimento da presbiopia (vista cansada) depois dos 40 anos”, aponta Gladston. O tratamento é um processo sem dor e de rápida recuperação. No dia seguinte, os pacientes já podem realizar a maior parte de suas atividades normais.