AGENDAMENTO ONLINE

Catarata não é exclusiva da terceira idade

Dificuldade em enxergar claramente, leitura comprometida e o simples ato de dirigir pode se tornar um perigo fatal. A catarata  é uma doença que atinge diretamente os olhos é responsável por estes e mais sintomas além de estar presente na vida de boa parte da população mundial.  Segundo a Organização Mundial de Saúde– OMS, a Catarata atinge cerca de 46,2% da população do mundo com mais de 65 anos, o que representa hoje 160 milhões de pessoas.

Catarata também afeta jovens

No Brasil, 2 milhões de pessoas possuem catarata e a cada ano surgem 120 mil novos casos. Esses números mudam a cada dia e ganharam reforço em uma faixa etária que até pouco tempo não fazia muita diferença nas estatísticas. Segundo José Marcos Gonçalves, médico especialista do Centro Completo em Oftalmologia – HCO, em Uberlândia, crianças e adolescentes tem frequentado regularmente consultórios oftalmológicos e diagnosticado a doença. “Temos observado que o número de crianças e adolescentes que tem procurado atendimento médico nestes casos tem aumentado consideravelmente. Isso é um alerta para que a população mais jovem cuide da sua saúde ocular para que no futuro próximo não seja atingida com patologias mais graves. A prevenção e o cuidado ainda são os melhores remédios”, diz.

Segundo José Marcos Gonçalves, a principal causa do aumento do índice de catarata entre os jovens é o uso irregular e abusivo de colírios que tem corticoide na sua composição. O médico diz que o tratamento é a eliminação do agente casual. “Nos casos em que a catarata está interferindo na qualidade de visão, a melhor indicação é a cirurgia”, finaliza José Marcos Gonçalves.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares – SBCII, o número de jovens e crianças com doenças oculares aumentou e vem chamando a atenção, principalmente quando se trata de problemas mais graves, como glaucoma e catarata. Só no Brasil, são detectados 100 mil casos novos por ano.

Sobre a Catarata

Em uma definição simples, catarata é um embaçamento do cristalino do olho. O cristalino, localizado exatamente atrás da íris, ou a parte colorida de seus olhos, funciona como a lente de uma câmera. Ele recebe as imagens, e, daí, focaliza a luz, as cores e as formas sobre a retina – o transmissor localizado no fundo do olho que envia as imagens para o cérebro.

O cristalino humano, pode se tornar embaçado – tão embaçado que a luz e as imagens não conseguem atingir a retina. Ferimentos no olho, algumas doenças, ou até mesmo alguns medicamentos podem causar esse embaçamento. Mas, em mais de 90% dos casos, o embaçamento é causado pelo processo natural de envelhecimento do cristalino.

 

2019-01-25T11:05:01-03:00agosto 2018|Categoria: Catarata|Tags: , |

Fique por dentro!

Cadastre-se em nosso Blog e receba dicas e informações sobre prevenção e tratamento de doenças relacionadas à visão.
CADASTRAR
Não praticamos spam e você poderá se descadastrar a qualquer momento.
close-link

Baixe nosso e-book sobre
CIRURGIA DE CATARATA e fique por dentro!

Enviaremos uma cópia do e-Book para seu e-mail.
RECEBER E-BOOK
close-link