Blefarite: doença crônica que requer cuidados

Especialista alerta que o uso de cosméticos pode causar irritação e agravar sintomas da blefarite

Pollyanna Theodoro é historiadora e, assim como muitas mulheres, adora se produzir e usar maquiagem. Mas uma irritação nos olhos, diagnosticada pelo oftalmologista, como blefarite, a impediu de usar qualquer tipo de maquiagem:

“Sempre que usava rímel, sombras ou lápis, meus olhos ficavam vermelhos, irritados e coçavam muito. Quando persistia no uso, o problema aumentava e tinha até secreções”.

Pollyanna conta que tentou mudar de marca e de produtos, mas o problema permaneceu. “Eu usei vários tipos de cosméticos. Optei por marcas consagradas no mercado, mas o problema persistia. Tive intolerância até mesmo à produtos hipoalergênicos. A recomendação médica foi suspender o uso de maquiagem”, afirma.

O que é Blefarite?

De acordo com a oftalmologista do HCO, Roberta Abdulmassih, a blefarite é uma inflamação não contagiosa desencadeada por um aumento da secreção das glândulas  sebáceas localizadas nas pálpebras. “Esta secreção sofre influência hormonal, da alimentação e até do clima.”

Sintomas

A blefarite torna o olho ressecado, muito sensibilizado e propenso a apresentar infecções bacterianas ou alergias. O uso de maquiagem, pode causar uma reação alérgica a alguns componentes encontrados nos produto.

Quando contraída, o paciente adquire sintomas como irritação, vermelhidão nos olhos, coceira e secreções. A blefarite também pode se manifestar com tersol.

Tratamento

A oftalmologista alerta que a blefarite é uma doença crônica, mas o tratamento é eficaz. “Nas fases mais agudas da doença, deve-se suspender o uso de maquiagem. Em casos mais graves, é recomendado o uso de pomadas ou colírios antibióticos ou anti-inflamatórios, além de lubrificantes.

Quando a doença é menos agressiva, o paciente é orientado a fazer a higiene da pálpebra com produtos específicos e a fazer massagens no local com pequenos movimentos circulares que ajudam a drenar as secreções. Também é indicado usar lágrimas artificiais.

Como prevenir a Blefarite?

  • Se existir algum desconforto com a aplicação de alguma maquiagem ou outro tipo de cosmético, lave os olhos com água corrente e suspenda o uso;
  • Preste atenção à validade dos produtos;
  • Faça o uso de cosméticos dermatologicamente testados;
  • Em caso de irritações nos olhos, procure um oftalmologista de confiança.
2019-01-25T11:05:11+00:00março 2013|Categoria: Bem Estar|Tags: , |

Fique por dentro!

Cadastre-se em nosso Blog e receba dicas e informações sobre prevenção e tratamento de doenças relacionadas à visão.
CADASTRAR
Não praticamos spam e você poderá se descadastrar a qualquer momento.
close-link